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Título
Método Iterativo para Análise de Competências Requeridas para o Egresso de Ciência da Computação: Estudo de Caso no Rio de Janeiro
Linha de pesquisa
Informática e Sociedade
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
31/7/2007
Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa e os resultados sobre a análise do desenvolvimento e da mobilização de competências em cursos de Ciência da Computação no Município do Rio de Janeiro e o Método Interativo para Identificação e Mapeamento de Competências. A metodologia utilizada está baseada principalmente em estudos de casos, realizados com três instituições de ensino superior e três empresas da área de Tecnologia da Informação localizadas no Município do Rio de Janeiro. As etapas para realização dos estudos de casos e a aplicação do método proposto envolveram: i) a identificação e o mapeamento das competências pretendidas no currículo para os egressos dos cursos; ii) avaliação destas competências e relacionamentos com disciplinas e componentes curriculares pelos professores das instituições de ensino e, iii) análise e validação dessas competências pelos profissionais das empresas de Tecnologia da Informação. Foi possível avaliar criticamente os currículos de Ciência da Computação das Instituições de Ensino Superior envolvidas e verificar se as competências desenvolvidas nos egressos são valorizadas por empresas de Tecnologia da Informação do mercado de trabalho local.

Abstract

This work presents the research and the results for the analysis of the development and mobilization competencies in Computer Science courses in the city of Rio de Janeiro and the Iteractive Method for Competencies Identification and Mapping. The methodology used is mainly based on study cases realized with three different Universities and three companies that work at Information Technology area, all localized in Rio de Janeiro. The steps for the development of the study cases and the utilization of the proposed method, has involved: i) the identification and mapping of the intended competencies in the curriculum to the graduates of the analyzed courses; ii) evaluation of the competencies and its relationship with disciplines and curricular components by the teachers of the educational institutions and, iii) analysis and validation of the competencies by the professionals of the companies involved. It was possible to evaluate critically the curricula of Computer Science courses of the Universities researched and verify if the competencies developed by the bachelors are valorized by the local market companies of Information Technology.

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