Autores

4065
44,1810,688
4066
44,1810,688
5999
44,1810,688

Informações:

Publicações do PESC

Título
Roteiros de Colaboração para o Software Tabulae: Estratégias Didáticas para um Modelo de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador à Distância em Geometria
Linha de pesquisa
Otimização
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
30/11/2007
Resumo

Este trabalho apresenta a viabilidade de estratégias didáticas para modelos de interação professor-estudante e estudante-estudante. Descrevemos as funcionalidades desenvolvidas no projeto do software Tabulæ Collaborativo que tornaram possível a modelagem dos diversos modos de interação desenvolvidos no ensino presencial de matemática, aplicados em atividades síncronas no ensino a distância. Estudamos estratégias didáticas baseadas em roteiros de colaboração para aprendizagem colaborativa apoiada por computador, projetadas para facilitar a colaboração entre estudantes dispostos de modo remoto.

Abstract

This work presents strategies didactics available for the model of teacher-student and student-student interaction. We describe some features developed on project of software Tabulæ Collaborative that make possible the modelling of the several modes of interaction in a mathematics classroom, allowing different modes of synchronous distance teaching of mathematics. Collaborative learning strategies in mathematics, for the case of a face to face classroom, are studied and applied using the software Tabulæ Collaborative. The strategies didactics are based on collaborative scripts for computer-supported collaborative learning (CSCL), designed to support collaboration among distant learners.

Arquivo
Topo