Informações:

Publicações do PESC

Título
VisAr3D - Uma Abordagem Baseada em Tecnologias Emergentes 3D para o Apoio à Compreensão de Modelos UML
Linha de pesquisa
Engenharia de Software
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
26/3/2012
Resumo

Novos desafios e novas demandas à educação de engenharia de software são apresentados pelas rápidas mudanças e crescente complexidade dos sistemas de software. Esta tese apresenta a abordagem VisAr3D – Visualização de Arquitetura de Software em 3D, que foi desenvolvida, como uma proposta inovadora a ser introduzida em salade aula, com o objetivo de proporcionar a exploração e interação de modelos UML através da visualização 3D. O aluno é convidado a, intuitivamente, compreender os elementos de modelagem e suas relações neste ambiente tridimensional. Ela estabelece uma atividade de aprendizagem prática e agradável, focando em sistemas de grande escala. É uma nova forma de visualizar e compreender os modelos UML, combinando as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.Diagramas 3D são gerados automaticamente a partir de um diagrama 2D existente e são capazes de fornecer uma semântica mais rica do que seu correspondente em 2D. Um estudo experimental foi realizado para avaliar a viabilidade do apoio oferecido pelo visualizador UML 3D construído a alunos da disciplina de Modelagem de Sistemas, bem comoa contribuição da inserção da terceira dimensão.

Abstract

Newchallenges and new demands on software engineering education arepresented by rapid changes and increased complexity of softwaresystems. This thesispresents the VisAr3D (Software ArchitectureVisualization in 3D) approach which hasbeen designed, as aninnovative proposal to be introduced in the classroom, to providea3D visualization of UML models. The user is invited to intuitivelyunderstand themodel elements in this 3D environment. It includesexploration and interaction toestablish a practical and pleasantlearning activity, focusing in large scale systems. It isa new wayto visualize and understand UML models, by combining the technologiesofVirtual Reality and Augmented Reality. A 3D diagram isautomatically generated froman existing 2D diagram and is able toprovide richer semantics than its corresponding2D diagram. Anexperimental study was conducted to evaluate the feasibility of thesupport offered by the 3D UML visualization built to students ofSystem Modelingdiscipline, as well as the contribution of theinsertion of the third dimension. 

Arquivo
Topo