Autores

5308
Rafael Senra Caramez
2399,455
5309
2399,455

Informações:

Publicações do PESC

Título
Ferramenta Multimídia de Auxílio a Aulas
Linha de pesquisa
Computação Gráfica
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
26/9/2012
Resumo

Nos dias de hoje, aulas presenciais são frequentemente apoiadas pelo uso de recursos multimídia em adição aos recursos tradicionais como lousas ou microfones. Concomitantemente, é comum desejar-se o registro digital desses encontros como auxílio a um estudo autônomo posterior, ou mesmo com vistas a seu uso em ensino a distância. O objetivo deste trabalho é a criação de uma ferramenta que permita gravar, organizar, formatar e reproduzir os acontecimentos ocorridos em uma aula. A principal contribuição deste trabalho em relação a outros semelhantes é a possibilidade de registro temporal das anotações feitas durante a aula sobre "slides" preparados previamente. O sistema desenvolvido contém também uma ferramenta para formatar tais anotações e outros registros tais como capturas de vídeo e de áudio, coligindo-os num documento multimídia integrado capaz de ser assistido posteriormente pelo aluno ou mesmo exportado na forma de um vídeo tradicional. Outro aspecto importante do trabalho é prescindir de equipamentos sofisticados tais como lousas interativas ou câmeras robotizadas, podendo portanto ser empregado em salas de aula dotadas apenas de um computador e um projetor multimídia.

Abstract

Nowadays, live lectures are frequently supported by multimedia in addition to conventional resources such as black boards and microphones. At the same time, it is frequently desired that some digital recording of such events is made, in order to permit re-experiencing them, say, in remote learning activities. This work focuses on the creation of a tool for recording, organizing, formatting and reproducing events taken place in classes or lectures. The main contribution with regard to other similar approaches is the possibility of temporal recording of annotations effected during the class on previously prepared presentation slides. The developed system also contains a tool for formatting such annotations and merging them with other multimedia content such as video or audio recordings, thus producing an integrated multimedia presentation which can be watched and interacted with by a student or exported as a single video. Another important aspect of this work is that it precludes the use of sophisticated equipment such as interactive whiteboards or robot cameras, thus allowing its use in classrooms equipped solely with a computer and a multimedia projector.

Topo