Autores

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Lúcio Martins de Paiva
2412,131
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2412,131

Informações:

Publicações do PESC

Título
Controle Distribuído de Tráfego com Fluxos Heterogêneos
Linha de pesquisa
Inteligência Artificial
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
28/9/2012
Resumo

Em uma rede de sinais de trânsito, o correto ajuste dos tempos das fases é crucial para um aproveitamento eficiente da infraestrutura disponível para o tráfego de veículos. Sinais descoordenados são um problema muito comum encontrado nas redes viárias urbanas e ainda não há uma solução defnitiva para a questão. Além disso, os controladores de sinais tradicionalmente utilizados nas cidades não estão devidamente preparados para lidar com as variações nas condições do tráfego ao longo do dia.

Como proposta para resolver o problema, são apresentados neste trabalho dois mecanismos baseados em técnicas de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) aliadas ao modelo de Escalonamento de Reversão de Múltiplas Arestas (SMER).

O primeiro mecanismo proposto tem o intuito de controlar uma interseção sinalizada isoladamente e, através de sensores nas vias de chegada, é capaz de recalcular os tempos de verde de cada fase para que estas se adequem às condições atuais do tráfego.

O segundo mecanismo trata do caso de uma rede de sinais numa via que precisam trabalhar em cooperação para garantir um fl
uxo eficiente de pelotões de veículos, de modo que eles não sejam interrompidos durante a travessia. O mecanismo garante o funcionamento ininterrupto deste corredor, até mesmo quando ele concorre por interseções com outros corredores também coordenados, buscando ainda priorizar aqueles com maior volume de tráfego.

A operação dos dois mecanismos é avaliada no MicroLAM, um simulador de trânsito construído como parte do trabalho desta dissertação. Os resultados são analisados para avaliação de desempenho dos sistemas propostos.

Abstract

In a network of traffic signals, the correct adjustment of the signal phase timings is crucial for an effiient utilization of the available infrastructure to vehicle traffic. Uncoordinated signals are a very common problem encountered in urban roads and there is still no definitive solution to the issue. Furthermore, signal controllers traditionally used in cities are not properly prepared to handle variations in traffic conditions throughout the day.

As a proposal to solve the problem, two mechanism are presented in this paper which are based on Intelligent Transportation Systems (ITS) techniques coupled with the Scheduling of Multiple Edge Reversal (SMER) model.

The first proposed mechanism is intended to control an isolated signalized intersection, and, using sensors in the incoming roads, it is able to recalculate the green times of each phase maintaining proportion to the traffic volumes that compete for access to the intersection.

The second mechanism handles the case of a network of signals in a road that must work together to ensure an efficient
ow of platoons of vehicles so that they are not interrupted during the crossing. The mechanism ensures uninterrupted operation even when the corridor competes for intersections with other coordinated corridors, prioritizing those with greater traffic volumes.

Both mechanisms are tested in MicroLAM, a traffic simulator built as part of the work presented in this dissertation. The results are analyzed for performance evaluation of the proposed systems.

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