Contratação de Desenvolvimento Ágil de Software pelo Governo
Autores
5515 |
Alexandre Prestes Uchoa
|
2528,10
|
5516 |
2528,10
|
Informações:
Publicações do PESC
Agilidade, que no desenvolvimento de software se traduz em flexibilidade, velocidade e tolerância à mudança, é uma habilidade requerida cada vez mais não somente no setor privado, mas também em entidades do setor publico. Métodos ágeis estimulam, mas também demandam um ambiente de confiança em que colaboração é preferível a acordos formais. No entanto, em um setor regulado como o Governo, as licitações são obrigatórias e envolvem processos pesados de planejamento, tipicamente tradicionais. Esta dissertação apresenta o resultado da exploração desse contexto em busca das possíveis barreiras à contratação de desenvolvimento ágil pelo Governo. Para isso, providenciou-se o mapeamento da legislação e dos processos que orientam as contratações administrativas a partir de duas perspectivas, uma alinhada com as exigências legais para as contratações administrativas, e outra ágil. A pesquisa abrangeu seis guias de contratação oficiais, 267 dispositivos de 13 normas federais, e 110 informações requeridas por 66 atividades e 11 artefatos do processo de contratação de solução de TI do governo. Adicionalmente, 352 informações requeridas pela legislação foram unificadas em 135 Parâmetros de Contratação, que por sua vez foram classificados segundo14 temas de contratação ágil e 21 temas de contratação oficial. A partir deste mapa, e do conhecimento com ele adquirido, foram analisadas possiveis restrições legais a se parametrizar a contratação administrativa de maneira a comportar a adoção de práticas ágeis. Este mapa constitui uma ferramenta de apoio à decisão de órgãos públicos interessados em avaliar e elaborar contratações compatíveis com métodos ágeis.
Agility, which in software development translates into flexibility, speed and tolerance to change, is a required skill increasingly not only in the private sector but also in Government. Agile methods encourage, but also require an atmosphere of trust in which collaboration is preferable to formal agreements. However, in a regulated sector like this, bids are mandatory and involve heavy planning processes typical of traditional approaches. This dissertation presents the results of an exploratory research in this context in search of possible barriers and oportunities to contracting agile development by public organizations. To do this, laws and processes that regulate administrative bidding where mapped according to two different perspectives, one aligned with the legal requirements, and other agile. The research covered 6 official guidebooks, 267 law articles 13 federal laws, and 110 different specifications that are required by 66 activities and 11 artifacts from the official process for government IT acquisitions. Additionally, 352 informations explicitly mentionet by the laws were classified according to 135 contractual parameters, 14 agile themes and 21 hiring official themes. With this map and the acquired knowledge, an analysis of possible legal restrictions to an agile tolerant contract was managed and the possibilities to include in contracts the specification of agile practices were evaluated. This map showed itself as a decision support tool for government organizations interested in contracting agile suppliers.