Um Processo de Gamificação Baseado na Teoria da Autodeterminação
Autores
5539 |
Diego Ribeiro Marins
|
2544,299
|
5540 |
2544,299
|
Informações:
Publicações do PESC
Gamificação significa aplicar técnicas e características de jogos em processos no mundo real, tentando alcançar objetivos específicos de negócio, ou em uma área de domínio, por meio da modificação do comportamento das pessoas. Essa dissertação propõe um processo de gamificação baseado na Teoria da Autodeterminação. Além disso, ela propõe um framework para determinar como esse processo deve ser aplicado e um modelo conceitual que indica que informações devem ser mantidas por um servidor dedicado a gamificação de processos. Finalmente, uma aplicação exemplo é desenvolvida usando o processo proposto.
Gamification is to apply techniques and features of games in real world processes, trying to achieve specific business goals, or application domain goals, by modifying people’s behavior. This dissertation proposes a gamification process based on Auto Determination Theory. Moreover, it proposes a framework to guide how this process should be applied and a conceptual model defining what information should be kept by a gamification server. Finally, an example application is developed using the proposed process.