Autores

6243
Eduardo Pereira Gaspar de Oliveira
2839,160,474
6244
2839,160,474
6245
2839,160,474

Informações:

Publicações do PESC

Título
Um Estudo dos Protocolos de Coerência para Sistemas Lógicos Paralelos
Linha de pesquisa
Arquitetura e Sistemas Operacionais
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
28/2/2005
Resumo

Modelos de programação lógica têm características que o tornam a solução mais adequada para determinados problemas. Alguns destes ligados a áreas de grande importância, por exemplo, a de Biotecnologia, que muitas vezes exigem alto poder computacional.

Este modelo também tem a vantagem de permitir que suas aplicações sejam executadas em arquiteturas paralelas de forma implícita ao desenvolvedor, isto é, sem alterações no código fonte, ao contrário das aplicações desenvolvidas em outros modelos como o de programação funcional ou imperativa. Este paralelismo implícito é aproveitado através de frameworks que administram os recursos da arquitetura paralela.

Arquiteturas paralelas, entretanto, têm uma série de parâmetros estruturais que influenciam o desempenho das aplicações executadas sobre ela. O protocolo de coerência de memória é um dos fatores mais significativos.

Este trabalho avalia o comportamento de algumas aplicações lógicas em arquiteturas paralelas de acordo com os protocolos de coerência de memória, complementando trabalhos anteriores e sendo mais unia referência no assunto, Nossos resultados mostram que protocolos híbridos melhoram o desempenho de sistemas paralelos de programação lógica em até 80%, produzindo speedups de até 11,6 em 16 processadores, quando comparados com protocolos de invalidação, normalmente utilizados nos processadores atuais.

Abstract
Arquivo
Topo